DÍZIMO: COMPROMISSO DE FIDELIDADE A DEUS NA AUTO-SUSTENTAÇÃO DE SUA IGREJA
A Diocese de Itapipoca busca fortalecer o trabalho de evangelização, partindo da conscientização acerca da importância do dizimo para a auto-sustentação da igreja enquanto espaço de oração, evangelização e prática da solidariedade entre irmãos. Nós que fazemos a equipe responsável por facilitar a devolução do dizimo pretendermos ampliar a discussão do assunto a ponto de tor4nar mais fácil a percepção de sua importância e mais eficaz e eficiente o seu reconhecimento.
É preciso fazer chegar a todos o conhecimento da fundamental importância de devolver o dizimo e dar a Deus o que lhe é de direito, pois é umm ato de fidelidade e de presença em suas obras. “Partilhar o dizimo e participar da obra de manutenção da nossa Igreja é nos deixar cada vez mais certos de que o amor do Pai se une a nós por diferentes meios: pela natureza, pelas pessoas, pela paz que vem Dele, pela união de todos nós e diante de tudo o que conquistamos”.
“Em sua bondade, Deus se mostra a nós, seus filhos, sem cobrar nada, e cabe a cada um devolver a Deus o que é de Deus como forma de gratidão por tudo que Ele nos tem feito”.
É de extrema importância que os cristãos percebam e sintam a necessidade da Igreja para a auto-sustentação da mesma, a fim de que as três dimensões do dizimo – religiosa, social e missionária – se tornem fonte de amor, de justiça e gratidão ao Deus criador.
Doar-se a Deus contribuindo para a realização de seu projeto de amor é dar-se na dimensão espiritual, fazendo com que haja uma maior co-responsabilidade dos cristãos da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Objetivamos maior autonomia através de uma organização sistemática, plena e convicta do dizimo em cada Paróquia e Área Pastoral da Diocese de Itapipoca, pois acreditamos que somente através da evangelização nas famílias e nas comunidades e através do dialogo com as pessoas acontecerá a grande transformação no coração de cada cristão.
Assim como nossos lares, há as necessidades básicas organizacionais para a manutenção de nossas famílias. Da mesma forma acontece nas três dimensões do dizimo.
Expressaremos, então, essas três dimensões a que tanto nos referimos:
- a dimensão religiosa atende aos fundamentais requisitos da Igreja, tais como: o salário do padre, manutenção da igreja (luz, água, telefone, combustível, consertos, hóstias, vinho, velas, flores, material de catequese, folhetos litúrgicos, manutenção da casa paroquial, obrigações sociais, funcionários);
- a DIMENSAO SOCIAL prima por promoções humanas e sociais, como por exemplo, ajuda aos pobres, viúvas, órfãos, assistência aos doentes e ajuda em creches e escolas para que haja uma interatividade da Igreja com a sociedade;
- na DIMENSAO MISSIONARIA, contribui-se para a pastoral diocesana: ajuda para seminário, capacitação dos missionários leigos e leigas e ajuda às comunidades missionárias são fatores que proporcionam em nosso meio a elaboração de um projeto que tem por finalidade a comunhão entre Deus e nós.
Partindo, desse principio trabalhamos o projeto “DIZIMO,DESAFIO DE FÉ”, que foi aprovado na 32ª Assembléia Diocesana de Pastoral, do ano de 2006 em Mundaú-CE e implantado em nossa Diocese desde 2007, ,trazendo como uma de suas metas o mês dedicado ao dízimo, Junho, a ser trabalhado em todas as Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese de Itapipoca.
Através da missão evangelizadora, consciente e sistemática para tornar as pessoas aptas ao conhecimento da Palavra de Deus, evangelizaremos por meios de multirões, rádios, faixas, cartazes, serviço de som, panfletos etc., de modo especial, como sempre acontece nas festas de nossos santos padroeiros.
“Cada um de conforme decidir seu coração sem pena nem constrangimento, porque Deus ama quem da com alegria” (2 Cor, 9, 7)
Maria Alves (Vera)
Coordenadora Diocesana da Pastoral do Dizimo
0 comentários:
Postar um comentário