O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.
PASTORAL FAMILIAR
A Pastoral Familiar, portanto, é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.
"O Sacramento do matrimônio –– que simboliza a união de Cristo com a Igreja –– será atacado e profanado em toda a extensão da palavra. Impor-se-ão leis iníquas, com o objetivo de extinguir esse Sacramento, facilitando a todos viverem mal, propagando-se a geração de filhos mal-nascidos, sem a bênção da Igreja. Irá decaindo rapidamente o espírito cristão”.(Revelação de Na. Sra. do Bom Sucesso a Madre Mariana de Jesus Torres).
“Aos que vivem no mundo e têm família cumpre o dever de aperfeiçoá-la, e de elevar nos seus filhos o decoro e a consideraçäo social da família, cristämente entendidos. Contanto que se viva sob o influxo da caridade cristã, os pais devem procurar, que, na medida do possível, em ciência, em arte, em técnica, em cultura, em tudo, os seus filhos sejam melhores do que eles. Não para educar vaidosos, mas para oferecer à sociedade, em benefício do povo, geraçöes mais perfeitas”.(Cardeal Angel Herrera Oria)
"A família é o mais admirável dos governos". (Lacordaire)
"Não é lícito jamais provocar o aborto, ainda que seja para salvar a vida da mãe ou a reputação de uma jovem vítima de estupro"(Denziger)
“Suprimam o casamento, a noção de fidelidade conjugal, a ordem, a decência, a castidade em seus aspectos representativos [...] então tudo se dispersa, se degrada, se aniquila, torna-se totalmente amorfo”.(Pierre Klossowski)
"Uma das obras-primas de Deus é o coração de uma mãe"(Provérbio francês)
"O aborto só é defendido pelas pessoas que nasceram..."(Edgar Bergen)
“A virtude passa facilmente do coração das mães ao coração dos filhos”(Cônego François Trochu)
“Esse triângulo de verdades evidentes, de pai, mãe e filhos, não pode ser destruído; ele destrói apenas aquelas civilizações que o desprezam”.(G.K.Chesterton)
"O homem sem critério se casa com a mulher de quem gosta. O homem criterioso gosta da mulher com quem casa”.(Adágio popular)
“Toda doutrina social que visa destruir a família é má e inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se encontra como resíduo final não é o indivíduo, mas sim a família". ( Victor Hugo)
“A autoridade é exigência da ordem moral e promana de Deus. Por isso, se os governantes legislarem ou prescreverem algo contra essa ordem, e portanto contra a vontade de Deus, essas leis e essas prescrições não podem obrigar a consciência dos cidadãos. [...] Neste caso, a própria autoridade deixa de existir, degenerando em abuso de poder”.(João XXIII — Encíclica Pacem in Terris)
“Cada aborto constitui um assassinato. À medida que a impunidade legal venha a favorecer no Brasil que o aborto se introduza em nossos costumes, ocorrerá um número infinitamente crescente de assassinatos.
Tudo isso abre como que um rio de pecados a bradarem aos Céus clamando por vingança. Esta expressão enérgica está até nos catecismos.
No plano social, os efeitos do aborto são claros. De um lado, a ausência de frutos nas chamadas uniões livres só pode concorrer para multiplicá-las. De outro lado, os vínculos do matrimônio são debilitados pelo aborto. Com efeito, quanto mais numerosos os filhos, tanto mais se robustecem os vínculos afetivos e morais entre os pais. Tudo isso redunda em mais um fator de debilitação do matrimônio e da família, e portanto de toda a sociedade brasileira”. (Plinio Corrêa de Oliveira)
0 comentários:
Postar um comentário